domingo, 24 de agosto de 2025

JORNAIS DIGITALIZADOS

Os finais do século XX e princípios do século XXI é o período melhor documentado da história de Lagos da Beira. Isso deve-se ao jornal “Lagos Jovem”, editado pelo extinto Grupo de Jovens de Lagos da Beira. Refiro-me especialmente à primeira serie que teve o seu número um em julho de 1996 e acabou em abril de 2000 no N.º21. Entre 2004 e 2005 surge uma segunda série com cinco números e ainda houve uma terceira tentativa de revitalizar o projeto em 2009, pouco antes da extinção da associação juvenil. O jornal tratava de forma bastante profissional de tudo quanto acontecia na freguesia, e por isso é um importante documento histórico. O blogue “Lagos da Beira – Lajeosa” vai disponibilizar a partir de hoje todos os jornais em formato digital e em breve no formato PDF.
Confira em:

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

AUTÁRQUICAS - 2025

Aproximam-se as eleições Autárquicas 2025. O Jornal Lagos da Beira é totalmente isento e independente de de qualqer cor política. O jornal está sempre aberto a participações, mas recuso publicar algo que tenha a ver com campanha eleitoral. Para memória futura serão aqui colocadas as listas candidatas sem qualquer destaque para qualquer uma delas. Serão apresentadas pela ordem alfabética com base no nome do cabeça de lista. Isso vai acontecer quando tiver a informação de todas elas. Se alguém já tiver esses dados ou saiba onde posso ir buscar, muito agradeço a preciosa ajuda. Após as eleições serão publicados os resultados com mapas comparativos com anos anteriores. Não se esqueçam que votar é um direito que nem toda a gente tem, nem sempre tivemos e nada nos garante que possa continuar a existir. É também um dever cívico. Quem deixa que os outros escolham por si, não terá grande moral para protestos. Em defesa da democracia, não fique em casa.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

REGRESSO À ATIVIDADE

Após as habituais férias de verão, a atividade blogueira regressa, onde se inclui o jornal Lagos da Beira que está prestes a fazer 10 anos. A edição em papel do número quatro deve acontecer durante o mês de setembro. Como sempre, aceitam-se sugestões e colaborações. 


Também o blogue de divulgação cultural "Pedras Rolantes" regressa com novidades.